português

Venha para o “Squatting Days 2014” em Hamburgo!

De 27 a 31 de agosto, faremos da okupação um tema de debate. Vamos compartilhar juntos nossas experiências, debater, tomar as ruas – e que comece a ação!

As razões para okupar são muitas e diversas: protestar contra o constante aumento dos aluguéis; evitar que se derrubem edifícios; atender a necessidade de estabelecer espaços anticomerciais e autogestionados; construir centros sociais para oferecer oficinas de arte, de bicicletas, de serigrafia, para viver, e um longo etc.

As casas ao nosso redor estão vazias.

Muitas pessoas estão dormindo em casas de amigos ou quartos pagando um preço altíssimo, nas ruas, em parques, debaixo de pontes, em abrigos, em albergues, em fábricas abandonadas, etc.

O custo de vida sobe, os bairros têm que enfrentar processos de gentrificação, espaços alternativos estão em perigo e, embora alguns tenham resistido, outros foram perdidos. Há, portanto, razões suficientes para entrar em imóveis que estão vazios, como para evitar os despejos.

Urge encher esses vazios outra vez com vida, dar uso a esses espaços nos dá a possibilidade de viver uma vida mais autogestionada. As casas okupadas podem ser um lugar para viver a utopia, e a vida que nós escolhemos, ser um espaço de trabalho ou reunião de grupos e iniciativas, uma tentativa de cooperar juntos para o ensaio e o erro, ou tentar dar resposta aos problemas conhecidos e por conhecer.

Costuma-se entender as okupações como ataques a situação política, como símbolos contra as políticas capitalistas existentes em matéria de habitação, e como tal, para conectar a luta por suas casas com a luta por uma vida mais digna.

Mas como podemos aumentar as possibilidades de sucesso quando se okupa? Quais são as razões que nos impedem de okupar as casas? E como podemos implementar, levar a prática as nossas ideias, fazê-las realidade? Quando encontramos interesses comuns e aprendemos com nossas experiências podemos evitar muitos erros, e assim inspirar e ajudar uns aos outros. Juntos podemos enfrentar os nossos medos e nos levantar contra a criminalização e a repressão.

Mexam-se!

Assumindo as nossas diferenças e contradições, em nossas formas de luta, de viver e de debater, os “Squatting Days” serão uma oportunidade para nos beneficiarmos de tudo isto. Temos muito a aprender, debater, questionar e muitas experiências por viver.

Mostrando-o através de publicações de décadas passadas, lendo livros ou assistindo filmes, em conversas com pessoas implicadas nestes contextos, o movimento okupa estará presente em toda sua extensão.

Esperamos ansiosos a possibilidade de analisar a okupação tanto teoricamente como na prática com todas as pessoas envolvidas neste processo. Atitudes ou comportamentos autoritários, como o racismo, o sexismo, a homofobia ou o antissemitismo, em nosso entendimento, estão claramente contra o diálogo construtivo sobre as relações sociais e não terão espaço aqui. Queremos um processo solidário com estratégias e conceitos para implementá-lo na prática. Tecendo uma rede para manter contato e assim estabelecer laços fortes e duradouros para construir algo juntos.

No sábado, 30 de agosto, será o „dia de ação“ em Hamburgo, assim como em qualquer outro lugar, comecemos algo!

Vamos lá!

Nós encorajamos você a iniciar a discussão agora. Nos encantaria receber textos, informes, perguntas, ideias, contribuições decorrentes de debates, sejam individuais ou de grupos ou projetos. Escreva, grave vídeo ou programas de rádio, e envie para nós: squattingdays@riseup.net. Use a sua estadia no “Squatting Days” em Hamburgo para estabelecer contatos, realizar oficinas, espalhar o conhecimento.

Não importa se você viveu ou vive atualmente em uma casa okupada, se você tem ou não experiência okupando casas, se você gosta de festas em edifícios abandonados, se você está sob ameaça de despejo ou fazendo campanha pelo direito à moradia, se está à procura de uma casa ou se começou agora a ter interesse em casas vazias e as possibilidades de seu uso alternativo.

Venha para Hamburgo!

Squatting Days

squattingdays.noblogs.org

————————————————————–